O CAMINHO DA IGREJA ATÉ SUA PLENITUDE

A igreja que estava e está na mente e coração de Deus desde antes da fundação do mundo, sobre a qual está profetizada que chegará a ser plena no final dos tempos antes da segunda vinda de Cristo. A realização do projeto de Deus ao final dos tempos será exatamente o que ele se propôs e projetou antes de todos os séculos.
        Tanto o projeto eterno de Deus como as promessas de que esse projeto se cumprirá na sua plenitude estão registrados nas Sagradas Escrituras, especialmente na Epístola de Paulo aos Efésios.

Os 6.1-3 Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas. Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença. Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá;
                                                                                               
2 Pe 3.8 Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.

NOSSA PRIMEIRA REFERÊNCIA  ABSOLUTA PARA A EDIFICAÇAO DA IGREJA 
Hb 11.10  Porque esperava a cidade que tem fundamentos cujo arquiteto e construtor é Deus.
Todo arquiteto antes de construir um edifício ou uma cidade faz primeiro um projeto. O projeto especifica todos os aspectos da obra a ser construída: seus fundamentos, suas colunas, suas paredes, suas portas, janelas, absolutamente tudo, até os mínimos detalhes.
O PROJETO ETERNO DE DEUS
Desde o princípio dos tempos Deus teve um projeto. Muitas vezes temos falado acerca dele: Deus quer ter uma família de muitos filhos semelhantes a seu Filho Jesus Cristo. Porém, geralmente, não temos uma idéia real de suas dimensões, de tudo o que implica e abrange.
O Senhor não tem muitos propósitos para seus filhos, nem uma infinidade de planos para o mundo. Deus tem umgrande projeto: “reunir todas as coisas em Cristo
 Ef 1.9-10  desvendando-nos o mistério  da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos,  todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.
Todas as vidas, pessoas, circunstâncias particulares e os acontecimentos devem convergir para o cumprimento de Seu plano: Cristo como cabeça de um novo povo, de uma nova família, a sua Igreja.
Visto desta perspectiva, tudo o que somos e fazemos, ou aponta para o crescimento e avanço do projeto de Deus ou se opõe contra ele.  Não é possível permanecer neutros, precisamos reavaliar nossas atitudes em nossa caminhada de fé em Cristo Jesus.
Mt 12.30  Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
O grande projeto de Deus é completado através daqueles que decidem perder sua vida em Deus. Isto é: Perder sua própria identidade dentro do corpo, deixar de buscar aquilo que é seu para buscar o que é de Cristo, pois não podemos buscar o que é nosso próprio e o que é de Deus ao mesmo tempo.
Se passamos a ser parte do todo, da grande família de Deus que se alegra em ser uma, não buscamos nosso próprio interesse senão a identidade comum. Não nos esforçamos para ganhar o lugar de destaque na frente, mas buscamos estar na retaguarda para oferecer apoio e suporte a nossos irmãos, se avançarmos para a primeira fileira é para nos colocar como ponta de lança e escudo de proteção aos que vem atrás, nossa meta é o corpo e não nosso individualismo.
Deus não se propôs a realização de um projeto temporal, com data de vencimento, mas um projeto eterno.

O PROJETO ETERNO DE DEUS É A:
I G R E J A
Que é a igreja?
1Tm 3.15 para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
Não é um edifício material; é uma comunidade formada por pessoas redimidas.
ü  Não é uma instituição humana de caráter jurídico-legal; é a família de Deus.
ü  Não é uma denominação ou associação; é a esposa do Cordeiro.
ü  Não é propriedade de nenhuma pessoa ou grupo de pessoas. A igreja tem um só dono: Deus.  
ü  A igreja é o povo de Deus, o corpo de Cristo, o templo do Espírito.
ü  Na Bíblia distingue-se como a igreja de uma ou outra cidade.
ü  Não é uma congregação. A igreja congrega-se e é bom que se congregue, porém ela segue sendo igreja às 24 horas do dia, e todos os dias da semana. Nós não vamos á igreja, nos somos a igreja.
ü  A igreja não nasceu na mente de Deus quando enviou seu Filho ao mundo. A igreja esteve na mente e coração de Deus desde séculos eternos, desde “antes da criação do mundo”.
ü  A igreja não foi o Plano B de Deus depois da queda do homem. A igreja é o Plano A de Deus antes da existência dos homens e dos demônios. A queda foi um desvio, um atentado contra o projeto eterno de Deus. A redenção tem a finalidade de fazer voltar às coisas ao plano original.
A criação do homem e da mulher, a instituição do matrimonio, a procriação, a encarnação do Verbo, o sacrifício redentor de Cristo, sua ressurreição e exaltação, a vinda do Espírito Santo, os dons e ministérios, a palavra de Deus, tudo está na mesma linha, tem o mesmo objetivo: A REALIZAÇÃO DO PROJETO ETERNO DE DEUS.
ESTE PROJETO TEM UM PROPÓSITO ETERNO
Esse  propósito é mencionado três vezes em Efésios 1.3-14.
1)  ... para louvor da glória de sua graça (v.6)
2)  ... a fim de sermos para louvor da sua glória (v.12)
3)  ... para louvor da sua glória (v.14)
Fazendo um resumo dessa passagem podemos expressar assim:
Bendito seja o Pai que em Cristo nos abençoou, nos escolheu, nos predestinou, nos redimiu, nos revelou sua vontade e nos selou com o Espírito Santo com um único propósito, de reunir e restaurar todas as coisas em Cristo.

AS TRÊS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA IGREJA

Para que o propósito eterno de Deus seja atingido, isto é, que Deus seja glorificado na igreja em Cristo Jesus, ela deve ter no mundo três características indispensáveis:

·         SANTIDADE

Ef 1.4   assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor

Rm 8.29   Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

O propósito de Deus não é unicamente fazer-nos seus filhos, senão fazer de nós filhos santos, sem mácula, isto é, semelhantes a Jesus.

·         UNIDADE

Ef 1.9-10  desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,  de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra

A palavra chave que revela o mistério de sua vontade é o verbo reunir. Deus propôs em si mesmo re-unir (unir novamente) todas as coisas em Cristo. Este verbo em grego  é   anakefalaiosastai.  Está formado pela soma de três palavras:          

Ana (novamente) + kefalé (cabeça) + iosastai (unir).

Significa unir novamente tudo embaixo de um cabeça. A unidade da Igreja é algo essencial ao projeto de Deus.

A igreja, em sua natureza essencial é perdão, reconciliação, paz, amor, serviço. A   igreja   é  comunidade, família, unidadeósculo santo, abraço fraterno, pão repartido, comunhão de bens, afetos entranháveis. É o fim da solidão, do individualismo. É o fim de todas as divisões.  É o Shalom de Deus instalado entre os homens para trazer a paz para a terra e manifestar ao mundo o maior de todos os milagres: a unidade.

Jo 17.21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

·         QUANTIDADE

     Quem foi incluído por Deus em seu projeto eterno?
·         Todos os homens foram criados por Cristo e para Cristo.
Cl 1.16pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 
·         Todasas coisas são dele, por ele e para ele.
Rm 11.36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

·         Todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus, o que implica que todos haviam sido criados para a glória de Deus.
Rm  3.23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus
·         O inferno não foi criado para o homem, mas para o diabo e seus anjos. Porém, no final, os incrédulos devem ser lançados ali, pois não se arrependeram.
Mt 25.41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Quem foi redimido por Jesus na cruz?
·         Cristo é o Cordeiro de Deus  que tirou o pecado do mundo.
Jo 1.29 No dia seguinte viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
·         Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo
2 Co. 5.19  a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
A quem temos que pregar o evangelho?
·         A ordem de Jesus é fazer discípulos de todas as pessoas em todas as nações.
Mt 28.18-20 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
·         Jesus nos ordena pregar o evangelho a todas as pessoas do mundo.
Mc 16.15-16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Qual é a vontade de Deus para todas as pessoas?  
·         A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento pleno da verdade.
1Tm 2.3-4 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
·         Deus não quer que ninguém se perca.
2 Pedro 3.9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento
Como é o tema da predestinação? 
   A Bíblia fala de predestinação. Predestinar significa preestabelecer um destinoO projeto de Deus inclui a todos os homens que Ele criou. Mas Deus não impõe seu projeto, seu plano, sua vontade sobre ninguém. O plano de Deus é que todos sejam seus filhos. O evangelho é uma proposta, não uma imposição de Deus aos homens.
   Cremos na predestinação e não no destino. Somos cristãos e não muçulmanos. Os muçulmanos creem no destino. A frase "ninguém morre na véspera" não é uma frase bíblica, é uma frase dos muçulmanos. Eles creem em um destino determinado, fixo.
Quem foi predestinado pelo Pai para ser adotados como filhos por meio de Jesus Cristo?
·         Rm 8.29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
CARACTERÍSTICAS PROMETIDAS POR DEUS PARA À IGREJA
1)   A igreja manifestará ao mundo a grandeza da graça e a bondade de Deus através de suas boas obras...
Ef 2.7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Ef 2.10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
2)  A igreja mostrará aos principados e potestades nos lugares celestiais a multiforme sabedoria de Deus, conforme o propósito eterno que fez em Cristo Jesus.
Ef 3.10-11 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor.
3)  A igreja, em comunhão e unidade com todos os santos, experimentará as quatro dimensões de Deus, e será cheia de toda plenitude de Deus.
Ef 3.18-19 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
4)  O Senhor levantará em sua igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, que capacitarão os santos para obra do ministério, para a edificação de seu único corpo, à Igreja.
Ef 4.11-12 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
5)  A igreja alcançará a sua plenitude.
Ef 4.13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.
6)  A igreja alcançará a maturidade ligada ao cabeça –Cristo.
Ef 4.14e15 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.  Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
7)  A igreja alcançará sua unidade total. Todas as diferenças acabarão.
Ef  4.16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
8)  A igreja será gloriosa e santa.
Ef. 5.25b-27 Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo- a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
9)  Deus é poderoso para realizar o seu propósito.
Ef 3.20-21 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
PROFECIAS PARA OS SÉCULOS FINAIS
1)  O derramamento do Espírito Santo sobre toda carne. 
Jl 2.28-32 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;  até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor  será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.

2)  A evangelização mundial profetizada por Jesus. 

Mt 24.14 E será pregado este evangelho do reino em todo o mundo,para testemunho a todas as nações; e então virá o fim.

3)  Todas as nações conhecerão a glória de Deus. 

Hc 2.14 Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.

4)  Abalo nas nações e maior glória na igreja.

Ag 2.6-9 Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

5)  Reconciliação entre pais e filhos.

Ml 4.5-6 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

6)  As nações virão à igreja para rogar que ela lhes ensine os caminhos do Senhor.

Is 2.2-4  Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém. Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas  em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra
                                                               
7)  Conversão de Israel e avivamento mundial! 

Rm 11.12  Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!
 Rm 11.15  Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos?
Rm 11.25-26  Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades.

8)  Se cumprirá plenamente a oração de Jesus.

Jo 17.21-23 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

9)  O Senhor Jesus cumprirá plenamente o que prometeu, completará a edificação de sua igreja e as portas do Inferno não poderão resistir ante o avanço glorioso da igreja.

Mateus 16.18b  edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Nossa oração e suplica é para que o Senhor, nosso Deus e Pai em sua infinita misericórdia e bondade nos ajude a ser a igreja conforme Ele projetou, em nome de Jesus Cristo. Amem!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Comunidade Missionária Evangélica
Rua Barretos, 1760 - Vila Boa Esperança - São José do Rio Preto, SP.
CEP: 15030-590 – E-mail: igrejacme@gmail.com